sábado, 19 de outubro de 2013

O PT privatiza mal

Quem se espanta com a possibilidade de apenas um concorrente no leilão do campo de Libra, do pré-sal, não deveria se sentir assim.

Pense bem, intervencionismo estatal, aparelhamento de agências reguladoras e demais instâncias do Estado, um sindicalismo arcaico, desrespeito a contratos, carga tributária ensandecida, leis trabalhistas que sobrecarregam o empregador, um péssimo ambiente para os negócios e uma burocracia infernal, fora o modelo de exploração, de partilha (o Estado é o dono do petróleo explorado e repassa uma parte do lucro à empresa exploradora, o que sujeita a atividade ao controle do governo de forma menos transparente) ao invés de concessão (onde o petróleo é da empresa exploradora que paga bônus ao Estado) .

Sem contar o governo do PT, que além de não fazer nada para resolver tudo isso, em 99% das vezes é parte do problema.

Só mesmo estatais de proto-ditaduras como a PDVSA, da Venezuela, é que fazem negócio com esse tipo de gente, e mesmo assim naqueles moldes da refinaria Abreu e Lima, onde o Brasil entrou com o dinheiro e a republiqueta bolivariana com o nome.

Uma espécie de contrato entre companheiros, onde o pagador de impostos brasileiro paga a conta do churrasco na laje.

Não é a toa que poucas empresas sérias quiseram se meter nesse leilão.

Link da notícia: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1359113-governo-teme-que-disputa-do-pre-sal-tenha-so-um-consorcio.shtml






0 Comentários