segunda-feira, 10 de março de 2014

Um democrata que anda em falta no Brasil

Uma aula do presidente Uribe. Assistam e aprendam, a Venezuela é logo ali.

"O que mais me preocupa é que, pouco a pouco, estão montando outra Cuba. Não com 11 milhões de habitantes, mas 28 milhões, com petróleo e aliada a potências nucleares do Oriente. Com 2.216 quilômetros de fronteira com a Colômbia. Que está eliminando a independência entre as instituições, que está eliminando a empresa privada, eliminando a criatividade. E que tem certeza que não fracassará, como fracassaram outros tipos de comunismo, porque a diferença é o petróleo. Mas está fadado ao fracasso mesmo com o petróleo. A história mostra que sem a iniciativa privada as economias fracassam, porque os povos se enfraquecem e se acaba a criatividade.

O povo cubano é pobre. A educação e a saúde não bastaram porque, como não havia empresas privadas, os avanços conquistados pela educação e a saúde não se traduziram em bem estar social. E hoje, como não há empresas privadas, a educação e a saúde estão estagnadas, entre outras razões porque não existe a revolução das comunicações. Todas as formas de comunismo fracassaram. O fracasso de Cuba se deve em boa parte à permissividade latino-americana com a ditadura cubana. Eu temo que estamos fazendo um grande mal ao povo venezuelano com a permissividade latino-americana em relação à ditadura da Venezuela.

O mundo protestou contra o golpe de estado em Honduras. Por que ninguém protestou contra o golpe de estado na Venezuela? Tão grave quanto um golpe de estado contra um braço do poder público, que é o Executivo, é um golpe de estado contra o Legislativo, que é outro braço do poder público. Houve na Venezuela houve um golpe de estado contra o Legislativo e a América Latina permaneceu em silêncio. É muito grave que o silêncio dos dirigentes latino-americanos, que ajudou a consolidar a ditadura cubana, agora esteja abrindo caminho e estendendo o tapete vermelho para essa nova ditadura venezuelana."  

                        
0 Comentários