segunda-feira, 2 de junho de 2014

O decreto bolivariano de Dilma Rousseff tem um nome e é golpe

"Ah, esse decreto da Dilma criando conselhos de participação popular é bom, porque o Congresso é uma bosta cheio de ladrões, assim pelo menos o povo vai participar".

Desculpe, meu amigo, mas a democracia se dá por meio dos membros do Congresso, legitimamente eleitos, isso é um fato e, mais que um fato, é a Constituição do país. Se você quiser participar mais diretamente, candidate-se. Se acha que esse Congresso que está aí não presta (e não presta mesmo na sua imensa maioria) e ainda assim não quer se candidatar, vote melhor, converse com os outros, ajude a mudar a qualidade do Congresso, não seja um acomodado que tem tempo para falar de novela, futebol e BBB mas acha política "chato", porque o que acontece agindo assim é que aqueles que não acham política "chato" vão decidir as coisas por você.

Agora bypassar o Congresso criando instâncias paralelas ou mesmo com qualquer tipo de primazia jurídica à este é golpismo e não tem COMO ninguém chamar de outro nome. Isso é a receita para o autoritarismo, para o golpe, para a bolivarianização do Brasil.

Claro que todo poder emana do povo (através do sufrágio universal) e em seu nome é exercido, mas "em seu nome" não quer dizer que seja exercito POR ELE diretamente. A democracia representativa com o seu sistema de freios e contrapesos é o sistema mais caótico e cheio de falhas que existe, mas é melhor do que todos os demais que já foram tentados

E outra, se no Congresso existe um monte de grupos de interesse que fazem lobby (e tem mesmo) esses conselhos populares, sovietes, comissariados, ou seja lá que joça que vai embora com a descarga que a Dilma criou terão também seus grupos de pressão, porque quem você acha que vai dominar? Será o MST, a CUT, a UNE, os "movimentos sociais", as ONGs e todo o resto da escumalha que orbita em torno do PT mamando recursos federais e que nada mais são do que lobistas do mesmo jeito.

A Venezuela já teve uns 300 plebiscitos de 1998 para cá, ou seja, democracia direta quase na veia, e qual o resultado? O país hoje é mais democrático por isso?

Não se iluda jamais: democracia para o PT é quando ELES MANDAM EM VOCÊ.

O resto é coisa de coxinha.
0 Comentários