sábado, 21 de fevereiro de 2015

Ainda o mito da cidade maravilhosa


Se você aí que ficou com raivinha por causa do meu post (link no final deste) falando sobre o Rio de Janeiro real, então me responda essas simples perguntas:
1) Já que é tudo tão lindo e maravilhoso e só pessimistas e azedos não enxergam tanta beleza, por que você não vai dar uma nadada na Baía de Guanabara?
2) A cidade também é "maravilhosa" no Complexo do Alemão, da Maré ou na Pavuna?

3) Se você adora o "calorzinho do verão", por que não vai correr ao meio-dia na avenida Brasil?
4) Por que as fotos turísticas da cidade são todas aéreas ou então viradas para o mar? Será que tem algo em terra (e principalmente em cima dos morros) que não dá pra mostrar?
5) Sensação térmica de 50 graus e ônibus com ar-condicionado é considerado "luxo", você usa transporte público? Por falar em transporte público, você curte esse metrô com uma linha e meia, sempre lotado, caro, com poucas estações e que não leva na rodoviária e nem no aeroporto?
6) Esqueça o calçadão do Leblon, de Ipanema ou de Copacabana, você já foi aplaudir o pôr-do-sol na Dias da Cruz, no Méier, na avenida Braz de Pina, na Penha ou na rua Uranos, em Olaria?
7) Como pode o "maior espetáculo da Terra" ocorrer num lugar (o Sambódromo) que começa num canal podre (o do Mangue) e termina num bairro abandonado, sujo, perigoso e favelizado (o Catumbi)?
8) Blocos de pivetes, usuários de drogas, moradores de rua e demais personagens urbanos que urinam, defecam, dormem e fazem sexo nas calçadas também entram na conta da "folia" como blocos carnavalescos?
9) O turismo na cidade realmente é forte, mas você já parou para se perguntar o porquê da imensa quantidade destes turistas serem homens solteiros que vêm do exterior e curiosamente só circulam em zonas de meretrício?
10) Com uma das contas de energia elétrica mais caras do país, custo de vida altíssimo, péssimos serviços, engarrafamentos, saneamento básico precário, limpeza e iluminação urbanas meia bomba, a relação custo-benefício é lucrativa?
11) Fazer stand up paddle no canal do Cunha, quem curte? E kitesurf em enchente? Vinícius de Moraes e Tom Jobim cantariam a Garota de Ipanema passando "no doce balanço" a caminho da língua negra?
12) Se uma cidade é reflexo do seu povo e o povo é reflexo da cidade, qual o segredo desse Tostines maravilhoso? O que ocorreu primeiro? O morador destruiu a cidade, transformando-a num favelão imundo e quente ou a cidade destruiu o morador, transformando-o num sujeito agressivo, que mal consegue ouvir uma crítica sem berrar "é maravilhosa merrrrrmo, não gostô vaza daqui!"?
Não precisa responder se não quiser, a maioria das perguntas são retóricas mesmo.
0 Comentários