quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O que esperou e espera cada um


O presidente Michel Temer tem agido nos bastidores para livrar Renan Calheiros dos seus problemas, dizem alguns blogs especializados em política.
Fora isso, a revista Época publicou uma reportagem perturbadora no final de semana, dizendo que Renan agiu em conluio com ministros do STF e membros do governo para simular uma crise institucional que desacreditasse a operação Métis, da polícia federal, que pegou o mesmo Renan utilizando a polícia legislativa como sua Gestapo particular ou FBI das bananas, como preferir.
É bom que Michel Temer entenda de uma vez que ele não tem capital político para queimar salvando um prontuário ambulante como Renan Calheiros. O país tem uma séria crise para superar e assim como chegou ao posto mais alto do país, ele pode cair dali num piscar de olhos.
Dilma Rousseff, por mais impopular que fosse, contava com o exército de movimentos sociais e braços armados do PT para fazer berraria em sua defesa. São jacarés sem dente, mas fazem bagunça suficiente no pântano para parecer que há um apoio na sociedade quando não há.
Com tudo isso Dilma caiu. Está agora em casa, esperando que a lava-jato a alcance.
Eduardo Cunha contava com um exército de 200 deputados que, segundo a lenda, "faziam o que ele mandasse". Desafiou todos os limites da prudência - como indo numa CPI sem ser convocado, mentir e ser pego na mentira - e deu no que deu.
Com todo esse apoio, Eduardo Cunha caiu. Está agora ocupando uma cela em Curitiba, esperando uma delação premiada.
Basta uma enxurrada de más notícias, basta que a grande parte da população que está tendo paciência com quem herdou a maior crise em 80 anos perca essa paciência, basta que a fuça de Renan Calheiros e seu riso pernóstico instiguem um "chega" no asfalto, que a rua enche e sabe o que acontece?
Com toda a paciência, com todo o apoio do PMDB, com todos os 300 e tantos deputados que agora estão na sua "base" e correrão para a oposição assim que sentirem o cheiro de sangue na água, Temer cairá.
E não se sabe qual lugar o esperará na história.
Renan Calheiros não vale tudo isso. O desaparecimento político desta figura sinistra só fará bem ao país. Não fará a menor falta.
Que um presídio o espere.
0 Comentários