segunda-feira, 24 de julho de 2017

Você não é dono do planeta, você o compartilha

Para que servem os animais? Bom, não para você e nem para ninguém. Animais não devem "servir" para nada, pois não foi para isso que vieram ao mundo.
Recebi um vídeo de um programa do Jô antigo no qual o Chico Anysio - de brincadeira, claro, não sou mala de não entender - perguntava qual a utilidade do rinoceronte, para que salvar baleias e que falta faria o mico leão dourado.
O Chico estava meio que brincando, mas tem gente que pensa assim de verdade e age de acordo.
Não sou vegetariano, vegano e nem nada disso, acredito que existe uma cadeia alimentar, que você precisa de alimento para viver e que se o humano fosse feito para comer apenas capim, teríamos rúmen, folhoso e barrete.
Uma picanha no final de semana não é o mesmo que matar um animal para usar sua pele como enfeite, mas a "utilidade" deles para por aí.
Se uma girafa, um hipopótamo ou um boto cor-de-rosa não tem "utilidade" para o ser humano, azar o do ser humano, porque o planeta não é nosso, mas compartilhado com diversas outras espécies.
A preocupação com os animais não é acessória, supérflua ou capricho, é uma forma de nos aproximar de nossa melhor essência. Dizer que há fome na África ou crise humanitária na Síria como se isso diminuísse a importância da defesa dos animais é bobagem. Quem estiver incomodado ajude nas questões que considerar mais urgentes.
Finalizando, se formos pensar, eles não podem não "servir" muitas vezes aos interesses humanos, mas nós além de não servirmos pra nada ainda destruímos um espaço que também é deles.
A dívida é toda nossa.
0 Comentários